“Sob a luz da lua, à beira-mar, novas formas de desbravar os sabores do litoral oeste em Amontada”
Reportagem do Diário do Nordeste
A Praia de Caetanos é uma das 3 praias do município de Amontada no Ceará. A vila é dividida entre Caetanos de Baixo e Caetano de Cima.
O lugar promove turismo comunitário e atrai pessoas que se hospedam nas casas de pescadores e se integram à vida cultural da região.
Neste pequeno treçho de litoral oeste do Ceará, encontramos cerca de 15 km de praias desertas, com águas quentes e o tradicional vento constante, ideal para os praticantes de esportes radicais como Kitesurf e Windsurf.
A tranquilidade, simplicidade e hospitalidade dos moradores fazem você se sentir em casa.
Sente-se numa barraca a beira-mar, provavelmente alguém da família do dono irá te receber e te deixar bem a vontade.
Essa característica do nordeste é algo difícil de explicar, funciona como um verniz final que engrandece ainda mais a sua viagem.
Entre as 3 praias do município de Amontada, é a que ainda preserva mais a vida pacata de uma vila de pescadores, inclusive dispõe de experiências típicas locais para o turista, tem opções de turismo comunitário com hospedagens familiares.
Existem passeios que saem diariamente de Icaraí de Amontada com destino a Caetanos e os famosos Lençóis Cearenses, que são lagoas formadas pela água da chuva em meio as dunas. Um espetáculo da natureza, são diversas lagoas que se formam e você escolhe a sua.
Note que as lagoas se formam logo após o período de chuva, portanto é bom consultar se as lagoas ainda estão cheias na época da sua visita. A lagoa de Sabiaguaba é uma que se mantém cheia durante todo ano e vale uma visita e um banho.
Em Caetanos você precisará conhecer e se deliciar com os peixes e frutos do mar, feito de forma rústica, o único requinte é a simplicidade, o frescor e sabor da culinária nativa que você pode encontrar na região.
Caetanos é uma região que você pode explorar durante todo um dia, parando para almoçar e aguardando para ver o por-do-sol das dunas.
“O turismo comunitário é aquele que as comunidades locais têm total controle sobre ele para planejar, executar e ser beneficiário direto”. Por isso, a
Rede Tucum define princípios para a atividade turística, como a valorização das culturas tradicionais, o respeito à natureza, a ética, a economia solidária, o respeito entre gerações e entre comunidade e visitantes, e a colaboração entre grupos de turismo da Rede e demais parceiros.
De julho a janeiro temos um período de alta temporada e a baixa vai de fevereiro a junho, com exceção dos feriados.
O período de vento pode se antecipar ou se extender dependendo do ano, se teve chuva ou não, mas de julho a dezembro é o período mais comum com vento, onde temos muitos visitantes praticantes de esportes náuticos de vento como Kitesurf e windsurf. Este é o motivo de termos uma alta temporada tão longa.
Não. Em Icaraí de Amontada, que fica a cerca de 25km(pela estrada) ou 12km (pela praia) você encontrará opção para saque de dinheiro em horário comercial.
Há poucas opções de restaurante, a maior parte das barracas são familiares e não tem horário fixo de funcionamento e tudo é feito na hora.
A Pousada Palm Beach é a única pousada com restaurante e uma estrutura mais confirtável para famílias.
Isso é muito pessoal, mas consideramos 3 dias um período mínimo para conhecer os principais locais, como visitar Moitas e Icaraí, além da praia de Caetanos.
Se você gosta de natureza e esportes radicais, necessitará de mais dias ou vai nos dar o prazer de ver você em outra oportunidade.
Sim, amplamente recomendável vir de carro, pois o acesso é dificil e o ônibus de turismo não passa na Praia de Caetanos.
Sim, consulte o local onde vai se hospedar.
Os passeios listados neste site tem como base de saída o distrito de Icaraí de Amontada, portanto se você está em Caetanos, precisará avisar no momento da reserva do passeio.
Sugerimos consultar um transporte credenciado de um morador de Caetanos.
Não. Nosso posto de saúde é bem limitado e os casos geralmente são levados a sede do município a 50 km daqui, nas cidades de Itapipoca, Sobral ou Fortaleza.
Medicamentos especiais devem ser trazidos, pois as farmácias locais podem não poder atendê-los com medicamentos especiais.